fbpx

Ano no rodapé do site usando Elementor

Neste artigo vou te ensinar a fazer a exibição do ano no rodapé do site atualizar de forma automática usando o Elementor.
18-junho-2021

Neste artigo vou te ensinar a fazer a exibição do ano no rodapé do site atualizar de forma automática usando o Elementor.

Todo artista quando finaliza uma obra de arte costuma fazer deixar a sua assinatura para que as pessoas vejam que é uma obra de sua autoria. Não é diferente com os websites, que costumam levar a marca ou assinatura de seus desenvolvedores no rodapé (quando o cliente autoriza, é claro).

Uma das caractéristicas marcantes dos rodapés dos sites são: Texto com ano, nome do site e informação sobre os direitos reservados à esquerda e o nome do webdesigner ou sua marca à direita.

Um problema que normalmente ocorre é que, ao deixar o ano de forma estática, por exemplo, informando "2021" no texto, quando estivermos em 2022 o site continuará exibindo o conteúdo do texto como "2021". Pode parecer bobagem, mas isso passa a sensação de que o site não está sendo atualizado ou foi abandonado. O contrário também é verdade: O ano atualizado também dá a sensação que o site "está vivo".

Existem diversas maneiras de se fazer isso usando PHP de forma bem simples, mas vou ensinar a fazer este procedimento com o Elementor, que é um Page Builder bastante usado atualmente pelos webdesigners.

Primeiro passo: Vá até a página que contém a informação de rodapé do site (pode ser a página ou o modelo, caso esteja usando o Theme Builder ou o plugin Header and Footer for Elementor.

Depois procure pelo elemento TEXTO e arraste-o até o local onde deverá ser exibido o conteúdo com o ano.

elementor ano rodapé
Seleção do elemento de Texto no Elementor

No Elementor PRO, selecionando o elemento TEXTO você pode verificar um botão chamado "Tags Dinâmicas":

Opção Tags Dinâmicas no Elemento de Texto

Nesta opção você seleciona "Data e hora atuais". Assim nós iremos sempre utilizar a data e hora do servidor neste conteúdo dinâmico. Depois você precisa formatar este conteúdo para que seja exibido apenas a data, selecionando "Personalizar" e informando "Y":

Agora, clicando em "Avançado", você poderá definir um conteúdo que será exibido antes e depois do ano. Normalmente, usa-se o símbolo de Copyright mais a informação de "Todos os direitos reservados".

Usando o recurso Avançado para definir conteúdo "antes" e "depois" do ano dinâmico

Pronto, agora no seu site com Elementor sempre será exibido o ano atual na seção de rodapé. Qualquer dúvida pode utilizar a seção de comentários do site.

CATEGORIAS:  //
TAGS: 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fellipe Soares - Criação de Sites WordPress
Produzido orgulhosamente com WordPress e Oxygen
2011-2021 Fellipe Soares. Todos os direitos reservados.