fbpx

Com qual frequência devo fazer Backup no WordPress? (+3 dicas de como criar Backups)

Entenda a importância de definir um frequência na criação de Backup no WordPress e como fazer
an-tran-xa-X3YICs3s-unsplash
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit

Quando você está criando um site a última coisa que você quer é que ele desapareça de repente. Infelizmente isso pode acontecer, seja por um erro humano ou sendo vítima de um ataque malicioso.

Fazer um backup no WordPress é uma etapa recomendada antes de atualizar qualquer item crítico do seu site, como a versão do WordPress ou plugin importante como um Page Builder (Elementor, Oxygen, Divi, etc).

Neste artigo vamos entender a importância de fazer backups de forma frequente. Também vamos entender os fatores que nos levarão a decidir qual será esta frequência e qual a melhor solução. Vamos lá!

A importância da regularidade dos Backup no WordPress

WordPress é uma ferramenta poderosa de gestão de conteúdo (CMS) usada por mais de 40% dos sites de toda a internet. E você sabe o que acontece quando uma ferramenta tem um percentual grande no mercado, certo? Basta ver o caso do Windows: Ele se torna visado. Então é comum vermos casos de ataques em sites WordPress.

Um recente estudo da Patchstack indicou um grande aumento do número de vulnerabilidades identificadas no ano de 2021. Se comparado ao ano anterior, o aumento foi de 150%.

patchstack wordpress segurança
Estudo da Patchstack destaca grande aumento do número de vulnerabilidades no WordPress

Os hackers exploram essas vulnerabilidades muitas vezes provocadas por temas e plugins desatualizados, mas essas não são as únicas possibilidades de comprometer o seu site. Existe também a chance de você “quebrar” o seu site fazendo edições no código e nos arquivos do WordPress.

Então o que parece ser um ajuste simples pode se tornar uma coisa muito estressante. Nunca é legal deixar um site fora do ar, principalmente se ele recebe visitas constantemente ou se é uma página de vendas de um produto.

Em sites com atualizações frequentes como lojas virtuais, que processam diversos pagamentos o tempo todo, e cursos EAD, que armazenam o progresso dos alunos do decorrer das aulas, não ter um Backup no WordPress de hora em hora pode gerar uma grande perda de dados.

É importante recordar que um site indisponível por muito tempo e com usuários tendo uma experiência ruim de navegação no site é extretamente prejudicial para o Search Engine Optimization (SEO).

Bom, conhecendo a importância de pensar em regularidade nos backups, podemos discutir a frequência na geração destes Backups no WordPress.

Seja notificado de falhas de segurança em plugins e temas do WordPress por E-mail.

Com qual frequência devemos fazer Backup no WordPress?

Existem muitos fatores que podem se tornar variáveis na decisão de com qual frequência realizar os Backup no WordPress. Nem todas as necessidades são as mesmas.

Vamos supor que você tenha um site de Portfólio de serviços prestados, e que você atualize ele apenas uma vez por mês. Neste cenário, não seria necessária uma rotina de geração de Backups diários como em uma loja virtual, visto que a rotina de atualizações é bem baixa.

A frequência dos Backup devem sempre acompanhar a frequência com que os dados são atualizados no site. Mas lembre-se que atualização de dados no WordPress não necessariamente significa criar um novo post ou uma nova página. Cada novo comentário, registro de usuários, formulários… Geram registros que são salvos no banco de dados.

Outro fator que precisa ser colocado em relevância é o armazenamento. Backups consomem espaço no servidor (ou no local em que você irá armazenar). Considerando sites em que o Backup é diário ou até de hora em hora, é uma questão a se considerar.

Uma ótima pergunta que você pode fazer a si mesmo é: “O quanto de informação eu perderia em 60 minutos, ou 24 horas?”. Às vezes não faz sentido um backup de hora em hora se não existe risco de perda de dados nesse intervalo de tempo.

Em contrapartida pensar um backup semanal ou mensal para sites que costumam atualizar as informações com uma constância moderada pode ser um “tiro no pé”. Em vias gerais, a solução que mais atenderá todos os casos é o backup diário.

A fóruma de como eu costumo criar as frequências de backups para meus clientes é a seguinte:

  1. Armazenamento dos Backups sempre fora do site
  2. Backups de Banco de Dados diariamente, armazenando os últimos 30 backups.
  3. Backups de Arquivos (upload, tema, plugins…) uma vez por semana, armazenando os 4 últimos.

3 dicas na criação de recorrência dos Backup no WordPress

Agora que já estamos cientes da importância da frequência na geração de backups do site e entendemos que os Backups diários são o caminho ideal, vamos analisar algumas dicas de como podemos configurar essa frequência.

1. Opte pelo melhor horário do dia para realizar os Backups

Normalmente backups levam tempo e consomem recursos do servidor. Lógico, não é recomendado utilizar essa rotina durante um horário ondem ocorrem visitas no seu site. Dê preferência para os horários da madrugada, onde normalmente as pessoas estão dormindo e ocorre menos tráfego.

2. Definir onde você guardará seus Backup

O mais seguro nesses casos é seguir o princípio da redundância. Seu backup precisa estar armazenado no mínimo em dois locais diferentes para você de fato poder chamar de “backup”.

Considere utilizar um armazenamento remoto como Google Drive, OneDrive, Dropbox ou Amazon S3.

3. Use uma ferramenta de Backup

Obviamente você não irá realizar esse backup diariamente de forma manual.

Existem muitos plugins de gerenciamento de Backups no WordPress, mas o melhor na minha opinião e que utilizo na maioria dos meus projetos é o UpdraftPlus. Mesmo em sua versão gratuita ele é bastante configurável e faz armazenamento remoto dos arquivos através de integração e também a frequência dos backups de arquivos do banco de dados e também de códigos e arquivos.

updraftplus backup no wordpress
Plugin UpdraftPlus para Backups é um dos mais usados

Conclusão

Lembre-se sempre do tempo que você levou construindo cada etapa do seu site. Cada página, cada configuração de plugin, ajustes no tema… Se algo der errado é importante você ter meios de restaurar aquela informação perdida com eficácia e inteligência.

Se você tem alguma dúvida, pode utilizar a sessão de comentários a vontade.

E se você estiver precisando de um Plano de Manutenção WordPress pra parar de se preocupar com atualização de plguins e temas, é só entrar contato que começamos o serviço.

Créditos da imagem de Capa por An Tran Xa, no Unsplash.

Fellipe Soares

Graduado em Análise e Desenvolvimentos de Sistemas, ajuda empresas e profissionais liberais na criação de soluções com WordPress desde 2011.

Facebook | Instagram | LinkedIn | Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.