fbpx

Como ativar Debug no WordPress? (+1 forma alternativa)

Problemas com WordPress são comuns de acontecer. Para nos ajudar a resolvê-los, existe um técnica muito conhecida chamada de Debug (ou depuração). Veja neste artigo como ativar o Debug no WordPress e identificar mais facilmente os erros da ferramenta.
debug-no-wordpress
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit

Problemas com WordPress são comuns de acontecer. Para nos ajudar a resolvê-los, existe um técnica muito conhecida chamada de Debug (ou depuração). Veja neste artigo como ativar o Debug no WordPress e identificar mais facilmente os erros da ferramenta.

O que é Debug (ou Depuração)?

O Debug (ou depuração) é um processo com objetivo de remover qualquer tipo de erro (também conhecido como bug) no código-fonte de um programa, sistema ou aplicativo.

Por meio desta análise é possível identificar erros lógicos ou até mesmo de digitação no código. Analisar o código friamente seria muito complicado tendo em vista a quantidade de código que grandes aplicações, como o WordPress, costuma ter.

Alguns erros são críticos e são facilmente percebidos no funcionamento do sistema, como um formulário sendo enviado com erro, uma página que não abre, um clique que não funciona… Em todos esses casos o comportamento já demonstra algum tipo de problema.

Entretanto existem os bugs escondidos, que o usuário ou visitante não consegue perceber, mas que estão lá.

O debug entra justamente com este objetivo de auxiliar na identificação de erros, sejam complexos e de fácil percepção ou aqueles escondidos e sem muitos detalhes.

Este artigo da Trybe explica melhor sobre o processo de Depuração em geral.

O Debug no WordPress

O WordPress tem uma documentação extensa e bem feita faz muito tempo. Então, para profissionais desenvolvedores, é relativamente fácil identificar problemas através da prática de debugging no WordPress.

Existem ferramentas ótimas para auxiliar no Debug, voltada para desenvolvedores, mas para o usuário médio ou administrador de sites o WordPress conta com uma função que facilita esse processo: o WP_DEBUG.

Como ativar o log no WordPress?

Para ativar o Debug no WordPress (ou ativar o modo de depuração no WordPress) é necessário acrescentar uma linha no arquivo wp-config.php:

define( 'WP_DEBUG', true );

Desta forma os problemas que estiverem ocorrendo no WordPress serão exibidos em tela.

Outras formas de Debug no WordPress

Existem outras formas que também pode auxiliar na identificação dos problemas que possam estar ocorrendo no WordPress.

Gravando arquivo de log no WordPress

É possível gerar um arquivo de log de erros do WordPress adicionando a seguinte linha no arquivo wp-config.php da sua instalação:

define( 'WP_DEBUG_LOG', true );

Os arquivos de log quando habilitados através da função WP_DEBUG_LOG são gerados na pasta “wp-content” e você pode consultá-los pelo FTP ou através do Gerenciador de Arquivos da sua hospedagem.

log de erros na pasta wp-content - Debug no WordPress
Log de erros na pasta wp-content do WordPress

Desativando o Debug no WordPress

É importante assim que o problema for resolvido você desativar o Debug no WordPress. Para facilitar, basta adicionar a variável FALSE aos códigos já inseridos no wp-config.php, como no exemplo abaixo:

define( 'WP_DEBUG', false );

Se tiver dúvidas para realizar este processo ou precisar de uma ajuda especializada, entre em contato comigo.

Imagem de capa por @Sigmund no Unsplash.

Fellipe Soares

Graduado em Análise e Desenvolvimentos de Sistemas, ajuda empresas e profissionais liberais na criação de soluções com WordPress desde 2011.

Facebook | Instagram | LinkedIn | Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.