A Elementor corrigiu uma vulnerabilidade crítica de Execução Remota de Código que foi descoberta pelo analista de ameaças Ramuel Gall da Wordfence em 29 de março de 2022. A Wordfence divulgou a vulnerabilidade para a Elementor por meio de seu endereço de e-mail oficial de contato de segurança, mas não recebeu uma resposta oportuna. Em 11 de abril de 2022, o Wordfence divulgou a vulnerabilidade para a equipe de plugins do WordPress. A Elementor lançou um patch na versão 3.6.3 em 12 de abril de 2022.
O Wordfence descreveu a vulnerabilidade como “Controle de acesso insuficiente levando à execução de código remoto + Assinante”. Ele recebeu uma pontuação CVSS (Common Vulnerability Scoring System) de 9,9 (Crítico). A vulnerabilidade afeta o novo módulo de integração do Elementor, introduzido recentemente na versão 3.6.0.
O Wordfence publicou uma explicação técnica de como um invasor pode obter acesso não autorizado:
Infelizmente, nenhuma verificação de capacidade foi usada nas versões vulneráveis. Existem várias maneiras de um usuário autenticado obter o Ajax::NONCE_KEY, mas uma das maneiras mais simples é visualizar a fonte do painel de administração como um usuário logado, pois está presente para todos os usuários autenticados, mesmo para usuários de nível de assinante.
O Elementor está instalado em mais de cinco milhões de sites WordPress, mas essa vulnerabilidade específica afeta as versões 3.6.0 – 3.6.2. No máximo, isso afetaria cerca de 34% dos usuários, de acordo com as estatísticas das versões ativas atuais do plug-in. Agora que a vulnerabilidade é pública, os usuários do Elementor são aconselhados a atualizar imediatamente para a versão 3.6.3 ou posterior. Uma correção de segurança relacionada é empacotada com a versão 3.6.4, de acordo com o changelog do plug-in: “Correção: sanitização de controles otimizados para aplicar melhores políticas de segurança no assistente de integração”.
Importante informar que esta atualização não afeta diretamente o plugin Elementor PRO. Se você não conhece o Elementor, descubra se o Elementor PRO vale a pena para o seu site ou se a versão gratuita atende bem a sua necessidade.