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Manual do usuário WooCommerce

Para ter acesso ao painel, consulte o DEP (Documento de Entrega do Projeto). Lá terá o link e o acesso para que você logar em seu painel.

Essa é a tela principal do painel, onde você pode ver as avaliações feitas por clientes, valor de vendas no mês, quantidade de pedidos pendentes e em espera, e os produtos sem estoque ou com estoque baixo.

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Painel do WordPress

Menu Páginas

No menu páginas você vai encontrar as páginas institucionais e outras páginas importantes para o funcionamento da loja.

Não apague nenhuma e só altere o texto das páginas institucionais caso haja necessidade.

Basta selecionar a página para entrar no editor de texto, modificar e publicar.

Menu WooCommerce

O menu woocommerce é dividido em:

PEDIDOS

Onde vão aparecer todos os pedidos feitos na loja virtual.

CUPONS

No WooCommerce existe a possibilidade de criar cupons de desconto. O gerenciamento destes cupons é simplificado, eles possuem várias restrições e configurações.

Tabela de Cupons

  • Código: é o código do cupom, o cliente deve inseri-lo no campo de cupom na página de carrinho para que possa utilizar seu desconto. Ao clicar no código, é redirecionado para a tela de edição deste cupom.
  • Tipo de cupom: descreve o tipo do cupom configurado.
  • Valor do cupom: refere-se ao valor destinado ao cupom.
  • Descrição: é o detalhamento do cupom.
  • ID do produto: mostra quais produtos este cupom se aplica (são mostrados os códigos/IDs destes produtos).
  • Uso / Limite: exibe quantas vezes o cupom já foi utilizado e qual o limite de uso deste cupom
  • Data de Validade: é a data de validade do cupom.

Procurar Cupom

É possível buscar por cupons inserindo seu código no campo de busca.

Adicionando um novo Cupom

A tela de inserção de um novo cupom é composta de três abas: Geral, Restrição de uso e Limites de uso.

Adicionando um novo Cupom

A tela de inserção de um novo cupom é composta de três abas: Geral, Restrição de uso e Limites de uso.

  • Código do cupom:  este código o cliente deve inserir no campo de cupom na página de carrinho para que possa utilizar seu desconto.
  • Descrição do cupom: é a definição do cupom. Este campo é opcional.

Cupons aba Geral

Nesta aba estão localizadas as principais opções do cupom.

Cupom 01
  • Tipo de desconto: selecione o tipo de desconto a ser aplicado.
    • desconto em porcentagem: define uma porcentagem de desconto no total do pedido.
    • desconto fixo no carrinho: define um valor fixo de desconto no valor total do carrinho.
    • desconto fixo no produto: define um valor fixo de desconto em um produto específico. É necessário inserir quais produtos se aplicam na aba Restrição de Uso.
  • Valor do cupom: é o valor do desconto. Este valor pode ser zero caso o cupom seja apenas para frete grátis.
  • Habilitar frete grátis: selecione esta opção se o cliente poderá ter frete grátis ao usar este cupom. Veja como habilitar a opção na configuração do frete grátis aqui.
  • Data de expiração do cupom: define a data de validade do cupom.

Aba Restrição de uso

Nesta aba é definido quais produtos se aplicam ou não ao produto. Também é possível definir um valor mínimo de compra para este cupom.

Cupom 02
  • Gasto mínimo: define um valor mínimo de compra para o cupom poder ser usado.
  • Gasto máximo: define um valor máximo de compra para o cupom poder ser usado.
  • Uso individual apenas: selecione esta opção para o cupom não ser acumulativo.
  • Excluir itens em oferta: selecione esta opção para o cupom não se aplicar aos produtos que estão em promoção.
  • Produtos: use a caixa para definir qual(is) o(s) produto(s) que o cupom se aplica.
  • Excluir produtos: insira o(s) produto(s) que não se aplicam ao cupom.
  • Categorias de produto: insira a(s) categoria(s) que o cupom se aplica.
  • Excluir categorias: define qual(is) categoria(s) de produto o cupom não se aplica.
  • Restringir aos e-mails: é possível adicionar e-mails de clientes que não podem usar o cupom.

Aba Limites de Uso

Estas opções definem as limitações de uso que o cupom terá.

Cupom 03
  • Limite de uso por cupom: define a quantidade de cupons disponíveis para uso.
  • Limitar o uso para X itens: define o número máximo de itens que o cliente possa ter no carrinho para usar o cupom.
  • Limite de uso por cliente: define quantas vezes o cliente pode usar o mesmo cupom.

RELATÓRIOS

A plataforma WordPress WooCommerce disponibiliza uma grande gama de relatórios de produtos para auxiliar o administrador no controle de vendas. Os relatórios são montados com pedidos finalizados.

É possível selecionar o tipo do relatório na parte superior, quando é possível cruzar informações para gerar o relatório desejado, e também é possível filtrar por período.

Os relatórios podem ser exportados para um arquivo de extensão CSV, que pode ser aberto num indexador de dados, como o Microsoft Excel.

Ao passar o ponteiro do mouse acima de um dos itens a esquerda, o item é destacado no relatório mudando de cor.

woocommerce relatorios

Relatórios de Pedidos

  • Vendas por data: mostra um relatório  com as vendas realizadas dentro de um período de tempo.
  • Vendas por produto: exibe um relatório com as vendas realizadas para um ou mais produtos selecionados.
  • Vendas por categoria: mostra quais categorias estão sendo mais vendidas.
  • Cupons por data: exibe a quantidade de cupons sendo utilizados por um período de tempo.

Relatórios de Clientes

  • Clientes x Visitantes: exibe um relatório de cadastros realizados num período de tempo e quantas vendas foram feitas para clientes em cada mês. É possível também habilitar vendas para visitantes (o cliente não precisa se cadastrar para comprar, o que não é recomendado).
  • Lista de Clientes: Exibe os cadastros de clientes da loja e quantas compras já realizou.

Relatórios de Estoque

  • Estoque baixo: exibe uma lista com os produtos que estão com estoque baixo.
  • Fora de estoque: mostra em uma lista quais produtos estão sem estoque.
  • Estoque alto: exibe os produtos que possuem uma quantidade grande em estoque.

CONFIGURAÇÕES

Na página Configurações, você pode alterar as opções principais da loja. Se você precisar alterar as configurações de local, moeda ou API, visite esta seção.

Geral

Nesta guia, você pode alterar as configurações principais da loja, como localização, moeda, ativar / desativar impostos, exibir aviso para todos os seus visitantes e assim por diante.

Digite seu endereço completo para fazer a configuração e clique em salvar.

Produtos

Aqui você pode alterar várias configurações do produto como unidades de medição, habilitar/desativar comentários. Na página de exibição, você pode alterar a página padrão do WooCommerce, a categoria de produto padrão e o tamanho das imagens do produto. Na seção Inventário, altere as opções de estoque padrão, ative / desative o gerenciamento de estoque. Você também pode ativar a opção de receber notificações por e-mail quando um produto estiver sem estoque.

Entrega

Você vai adorar esta seção se você vender seus bens em todo o mundo. No transporte você pode adicionar zonas de envio, métodos de envio e taxas. Você pode até mesmo definir uma taxa de remessa diferente para locais separados!

Classe de entrega

As classes de entrega têm como função a personalização dos valores de entrega de cada produto de uma loja. Para isto, podemos configurar diferentes tipos de entrega que podem ser vinculadas a uma ou mais classes, o que torna possível que você controle o valor de frete de cada produto.

Por exemplo, caso você queira que todos os seus produtos do tipo celulares possuam a mesma taxa fixa, basta criar uma classe de entrega para celulares, atribuir a essa classe a taxa desejada e, por fim, vincular os produtos, que no caso são os celulares, a essa classe de entrega.

Esse recurso se torna muito útil quando se tem várias opções de fornecedores ou também quando se possui planos calculados por região. Com isso, podemos usar as classes de entrega para promoções de frete grátis para determinados produtos ou taxas menores para certas localidades limitadas por país, estado ou CEPs.

Como utilizar as classes de entrega

Primeiramente, é necessário ir ao menu de configurações do WooCommerce, em seu WordPress. Em seguida, clique aba “Entrega” e depois em “Classes de entrega”, e lá estarão listadas todas as classes de entrega que você possui. Para criar uma, basta clicar no botão “Adicionar classe de entrega”.

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Ao clicar no botão, aparecem campos para selecionar o nome, o slug (é criado automático, não é necessário preencher) e uma descrição para sua classe de entrega, então basta clicar em “Salvar classes de entrega” para que ela seja criada.

A seguir, devemos vincular um ou mais produtos à essa classe de entrega. No painel do WordPress em “Produtos”, selecione “Todos os produtos”. Então, clique no produto que você deseja que seja vinculado à classe. O procedimento é similar à colocar um produto em uma certa categoria.

Na página do produto, desça a página até os dados do produto, então clique na aba “Entrega”. Estando na aba, basta selecionar no campo “Classe de entrega” a classe que você criou anteriormente.

classe

Depois de criar a classe de entrega e vincular os produtos, temos duas opções: Criar um método de envio dentro de uma área de entrega já criada ou criar uma nova área de entrega para classe.

Podemos criar uma nova área de entrega para promoções no envio do produto para uma determinada região. Por exemplo, podemos configurar frete grátis para todo o Brasil para todos os produtos com classe de entrega “Frete grátis”.

Agora, vamos ver como se cria uma nova área de entrega para classe criada. Basta retornar nas configurações do WooCommerce, novamente na aba “Entrega”, clique no link “Área de entrega” e clique em “Adicionar área de entrega”.

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Nesse tutorial, vamos usar como exemplo o envio dos produtos com classe de entrega “Frete Grátis” para todo o Brasil, Sempre quando você quiser criar uma área que não seja estado ou país, você poderá configurar por CEPs.

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Nessa nova página, para criar um novo método de entrega, clique no botão “adicionar método de entrega”, selecione a opção desejada. Nesse tutorial vamos escolher “taxa fixa”. Depois de escolhido, vamos clicar em “Adicionar método de entrega”.

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Assim que o novo método de entrega for criado, clique em “editar”, então uma nova página de configurações do método de entrega vai se abrir.

Temos alguns campos nessa página, como o “Título do modelo”, onde você pode mudar o título “taxa fixa” se quiser.

Em “Status da taxa”, vamos deixar em nenhum, ao invés de tributável.

No “Custo”, vamos deixar em branco.

Abaixo, temos o “custo da classe de entrega”, que você pode definir o quanto quiser. No campo “Custo para quando não possui classe de entrega”, devemos configurar somente quando vamos cobrar um valor diferente para o envio de produtos que não fazem parte da classe, nesse caso deixaremos em branco.

No “Tipo de Cálculo”, existem duas opções: Por Classe e Por Pedido, essa escolha depende de sua preferência. Por fim, basta clicar em “salvar alterações”.

Por fim, devemos ficar atentos em como está configurado a ordem das áreas de entrega no WooCommerce. A ordem pode fazer toda diferença. O ideal é colocar o frete grátis acima de todos as outras formas de entrega. Basta clicar e arrastar para cima.

Pagamentos

Nesta guia, você pode alterar as configurações de pagamento e adicionar novos métodos de pagamento. A configuração padrão do WooCommerce permite escolher entre 5 métodos de pagamento, você pode adicionar mais métodos instalando extensões. Vamos abordar esta questão na próxima seção do nosso tutorial WooCommerce.

Contas

Aqui você pode alterar o local da página da conta, ativar / desativar o registro do cliente e configurar o processo geral de registro da conta.

Emails (Não é necessário nenhuma modificação)

Ele permite que você configure e-mails que os compradores recebem. Na seção E-mails, você pode personalizar os modelos de e-mail e alterar os detalhes do remetente do e-mail.

Avançado (Não é necessário nenhuma configuração)

A última guia API permite ativar/desativar a API WooCommerce, habilitar o acesso a aplicativos externos e definir suas permissões. Os Webhooks também podem ser configurados nesta seção.

Só altere se precisar fazer a integração com outra plataforma.

STATUS E EXTENSÕES

Nada aqui pode ser modificado.

PARCELAS

Aqui você pode configurar as opções de parcelamento que vai oferecer na loja.

A configuração é feita de acordo com as opções passadas pelo cliente, mas podem ser alteradas, caso queira fornecer uma forma diferente de parcelamento.

CONFIGURAR MÉTODOS DE PAGAMENTO

Transferência bancária direta

Habilita/Desabilita: Habilitando a opção é aceito a transferência ou depósito bancário;

  • Título: Isto controla o título que o usuário vê durante a finalização da compra;
  • Descrição: Descrição do método de pagamento que o cliente verá na finalização da compra;
  • Instruções: Instruções a serem adicionadas na página de conclusão e no e-mail de confirmação do pedido;
  • Detalhes da conta: Caso o recebimento for por transferência ou depósito bancário, é possível “Adicionar” os dados da conta para receber diretamente nessa conta específica.

Quando tiver terminado de configurar, clique em Salvar Alterações para gravar as mudanças.

PagSeguro

OBS: Para utilizar esse método, é preciso ter um cadastro no site do PagSeguro.

  • Habilita/Desabilita: Ativando a opção a loja poderá utilizar a forma de pagamento via PayPal;
  • Título: Isto controla o título que o usuário vê durante a finalização da compra;
  • Descrição: Isto controla a descrição que o usuário vê durante a finalização do pedido;
  • Integração:
    • Método de integração: Escolha como o cliente irá interagir com o PagSeguro. Redirecionamento (O cliente vai para a página do PagSeguro) ou Lightbox (cliente paga dentro da loja);
    • PagSeguro Sandbox: Caso ative o sandbox do PagSeguro pode ser utilizado para simular pagamentos;
    • Email cadastrado no PagSeguro: Digite o seu endereço de e-mail do PagSeguro. É necessário para receber o pagamento;
    • Token do PagSeguro: Digite seu token do PagSeguro. É necessário para processar o pagamento e as notificações de status da compra. É possível gerar um novo token aqui;
  • Opções do Checkout Transparente
    • Cartão de Crédito: Ativar cartão de crédito para o checkout transparente;
    • Débito Online: Ativar transferência bancária para o checkout transparente;
    • Boleto Bancário: Ativar boleto bancário para o checkout transparente;
    • Mensagem sobre a taxa do boleto bancário: Informa a mensagem que o cliente pagara o valor de R$ 1,00 referente a taxa do boleto bancário;
  • Comportamento da Integração
    • Enviar apenas o total do pedido: Caso esta opção esteja ativada será enviado apenas o total do pedido e não a lista de itens;
    • Prefixo de pedido: Informe um prefixo para utilizar os números do pedido. Caso você utilize a sua conta do PagSeguto em mais de uma loja, procure utilizar um prefixo único para cada loja;
  • Teste de Gateway
    • Log de depuração: Ao ativar essa opção, serão registrados todos os eventos que ocorrem nos métodos de pagamento PagSeguro. É importante poder corrigir algum problema que esteja acontecendo no momento do envio. Os logs ficam disponíveis em “Status do Sistema > Logs”;

Quando tiver terminado de configurar, clique em Salvar Alterações para gravar as mudanças.

MENU PRODUTOS

Sem dúvida, para executar uma loja de comércio eletrônico, primeiro você precisa adicionar produtos. Mas antes de entrar em detalhes, é importante aprender os conceitos básicos do WooCommerce e descobrir quais categorias de produtos, atributos e tipos são:

  • Categoria do produto – As categorias de produtos podem ajudar a agrupar os seus produtos. Por exemplo, se você vende roupas, ‘blusas’, ‘calças’ e ‘saias’ são categorias de produtos. Eles permitem que o cliente localize rapidamente produtos da mesma categoria. Você pode criar quantas categorias quiser e editá-las a qualquer momento.
  • Subcategorias de produto – As subcategorias permitem organizar ainda mais os seus produtos. Por exemplo: tenho a categoria ‘roupas femininas’, dentro dela é possível criar as subcategorias: Blusas, Saias, Shorts etc. Para criar uma subcategoria, o processo é o mesmo para criar uma categoria, porém no campo “categoria ascendente” escolha a qual categoria a subcategoria irá pertencer.
  • Atributos – Ajuda de atributos na filtragem dos produtos. Tamanho, cor, tecido e os gostos são atributos do produto e ajudar o usuário a escolher os produtos desejados facilmente. Você pode atribuir atributos de forma independente a cada produto ou configurar um atributo global para toda a página da Web.
  • Tipos de Produtos – WooCommerce economiza seu tempo por ter tipos de produto predefinidos:
  • Simples – são enviados sem quaisquer opções. Por exemplo, um livro físico.
  • Agrupados – São um grupo de itens relacionados. Por exemplo, uma dúzia de óculos de tiro.
  • Externo: Você anuncia o produto em seu site, mas ele é vendido em outro lugar.
  • Variável: São produtos com qualidades variáveis ​​como tamanho, cor, etc. Exemplo, roupas.

Com tantas opções, você pode ficar confuso ao adicionar produtos ao WooCommerce, mas tudo depende do que você está vendendo.

Mas não se preocupe, adicionar produtos ao WooCommerce é praticamente o mesmo que publicar um novo post no seu blog. Para começar, vá para a opção Produtos e clique em Adicionar Produto ou Crie seu primeiro produto!

woocommerce add new product

Agora digite o título do seu produto e adicione uma descrição. Na descrição incluem informações mais importantes e relevantes sobre o seu produto.

A seção Dados do produto é onde a maior parte do trabalho é feito. Nesta seção, você pode personalizar seu produto. Usando o menu suspenso, você pode alterar seu tipo. Recomendamos começar com um produto Simples para se familiarizar com esta seção. Ele tem as seguintes opções:

Na seção Geral, defina o preço do produto que você está planejando vender. Você também pode definir um preço com desconto e mesmo agendar as datas de venda.

A seção Inventário ajuda você com inventorização. Forneça seu SKU (Stock Keep Unit) aqui, verifique se este produto está em estoque ou fora de estoque. Marque a opção Vendido individualmente se você quiser vender seu item apenas um de cada vez.

A seção de envio trata de transporte e logística. Aqui você pode fornecer as dimensões, peso e classe de remessa de seus itens.

A seção Atributos permite adicionar atributos ao seu produto. Por exemplo, se você vender t-shirts de cores diferentes, você pode especificar cores aqui. A opção Atributos personalizados do produto também permite que você crie atributos personalizados para seus produtos individuais. Quando terminar de adicionar atributos, pressione o botão Salvar atributos.

woocommerce product attributes section

Gerenciamento de produtos

Você pode ver todos os seus produtos e gerenciá-los na página Produtos. Aqui você pode editar, excluir, duplicar, caracterizar um produto. Ao selecionar vários produtos, você pode aplicar ações em massa.

woocommerce manage products
  • Para duplicar um produto, na seção do produto, localize o produto e clique na opção Duplicar. WooCommerce irá criar um novo projecto de produto para você e abri-lo. É super útil se você tem um monte de itens semelhantes para vender!
  • Você também pode marcar um produto como destaque. Clique no ícone Estrela na opção de produtos. Os produtos em destaque podem ser exibidos em sua home page ou ser incluídos em posts usando shortcodes..
  • Para excluir um produto, clique no botão Lixeira que vem com o Nome do Produto ao passar o mouse sobre ele.
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