O suporte ao formato WebP no WordPress já existe desde a versão 5.8. Atualmente os usuários podem subir as imagens neste formato da mesma forma que fazem com os formatos mais usados como JPEG e PNG.
A proposta para a versão 6.0 do WordPress é realizar o processo de uma forma mais efetiva. De acordo com Adam Silverstein, em primeiro lugar as imagens WebP seriam geradas por padrão a partir de novos arquivos JPEG. Em segundo, este formato (WebP) seria usado por padrão também no conteúdo do site, assim como plugins como o Imagify e LiteSpeed Cache fazem.
Vantagens de usar imagens em WebP no WordPress
WebP é um formato moderno que suporta uma capacidade maior de compressão. Imagens normalmente consomem muito recurso dos websites devido ao tamanho, e usando o WebP os sites conseguem ser mais leves e ter um carregamento mais rápido. Comparado com o JPEG, as imagens WebP geradas pelo WordPress são em sua maioria menores, com um percentual de 30% de redução de tamanho em média (com a mesma qualidade).
Usar imagens WebP no WordPress é benéfico porque são suportadas na maioria dos navegadores mais modernos e também por conta de bibliotecas que são usadas na maioria das instalações WordPress, com o Imagick e o GB. Com a nova funcionalidade prevista, os usuários podem continuar subindo suas imagens JPEG como fazem de costume e o WordPress executará “nos bastidores” a conversão do formato para WebP e a aplicação disso no website. Modificando a imagem de JPEG para WebP no WordPress haverá um grande aumento na performance.
Como funcionará o “WebP no WordPress por Padrão”?
Quando os usuários carregam imagens JPEG o WordPress agora criará versões WebP da imagem e seus redimensionamentos, além das outras dimensões que já são criadas com JPEG (mantendo o original). Ao carregar o site, o WordPress usará as versões WebP das imagens quando estiverem disponíveis.
O novo suporte para vários formatos na mídia principal foi projetado para ser flexível, permitindo que os desenvolvedores personalizem quais formatos de imagem gerar para um determinado formato de imagem original. O recurso é totalmente personalizável por meio de filtros, para que os desenvolvedores possam ajustar o comportamento tanto para a geração de imagens (por exemplo, gerando apenas redimensionamentos para JPEG ou WebP) quanto para a exibição de imagens.
Por fim, esse recurso é compatível com versões anteriores, estendendo o comportamento existente com tipos e dados adicionais. As imagens JPEG continuam sendo geradas normalmente e armazenadas da mesma forma que as versões anteriores.
Testando essa nova funcionalidade
Essa funcionalidade atualmente ainda está em fase de testes e já pode ser avaliada pelo público em geral. Você pode testar essa funcionalidade instalando o plugin Performance Lab e habilitar o módulo “WebP Uploads”.
Quando será lançando o WordPress 6.0?
A previsão de acordo com a equipe é que o lançamento seja em 24 de Maio de 2022.
Conclusão
Hoje existe uma demanda grande para esta necessidade, haja vista a quantidade de plugins que oferecem esse tipo de suporte na conversão de imagens para WebP no WordPress. Os usuários em geral do WordPress já tem a noção dos fatores impactantes de ter um site veloz e da necessidade de melhorar e otimizar a performance do WordPress.
Um recurso nativo no Core do WordPress representa a preocupação da equipe com essa necessidade e um grande salto para os sites que hoje já usam o WordPress e ainda não são otimizados.
Imagem de capa por Kolleen Gladden