fbpx

Site rápido faz diferença? Entenda como melhorar a performance do site

Um site rápido é aquele que carrega rapidamente as páginas, seja na versão para computador (desktop) ou para celular (mobile).
Imagem de um pessoa segurando um relógio - site rápido
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit

Nos dias atuais, com a grande quantidade de informação na internet, um site rápido faz toda a diferença. Um ótimo exemplo disso é o Google, que possui um dos sites mais rápidos do mundo. Mas afinal, o que significa ter um site rápido?

Site rápido faz diferença mesmo?

Um site rápido é aquele que carrega rapidamente as páginas, seja na versão para computador (desktop) ou para celular (mobile). Um estudo feito pela empresa Pingdom em 2018 mostrou que um segundo a mais no carregamento de páginas poderia custar 1,8 bilhão de dólares em perda de vendas por ano para a economia americana. Já um estudo da Akamai, empresa especializada em serviços de internet, mostrou que um aumento de 1 segundo na velocidade de carregamento de páginas reduz a chance de um visitante deixar o site.

Além disso, um site lento pode ser penalizado pelo Google. A empresa lançou o projeto “PageSpeed”, que dá preferência aos sites que carregam rapidamente nas páginas de resultados de busca. Ou seja, mesmo que seu site tenha conteúdo de qualidade, se for lento, ele não será encontrado por quem faz buscas na internet.

Não é à toa, portanto, que um site rápido é cada vez mais requisitado. Mas como fazer para ter um site rápido? Existem algumas medidas que podem ser tomadas, tanto na construção do site quanto na sua velocidade de execução. Confira:

Use um servidor adequado

O servidor é a estrutura que hospeda o seu site e é ele quem determina a velocidade de carregamento das páginas. Mesmo que seu site seja construído corretamente, se ele for hospedado em um servidor lento, ele vai demorar um tempo considerável para carregar. Por isso, é importante escolher um servidor adequado, que atenda às necessidades do seu site.

Use um template leve

Seu template é um dos fatores que determinam a velocidade de carregamento das páginas. Por isso, é importante escolher um template leve, que não vai prejudicar o carregamento das páginas.

Use imagens de qualidade

As imagens também são um fator que influencia na velocidade de carregamento das páginas. Por isso, é importante utilizar imagens de qualidade, que não vão diminuir a velocidade do seu site.

Uma opção que eu sempre indico para otimização das imagens é o TinyPNG.

Imagem do site da TinyPNG para otimização de imagens
TinyPNG é uma das melhores ferramentas de otimização de imagens

Reduza o uso de plugins

Os plugins são programas que adicionam funcionalidades ao seu site, mas eles também podem prejudicar a velocidade de carregamento. Por isso, se você está usando um CMS como o WordPress, é importante reduzir o uso de plugins, escolhendo apenas os necessários.

Se ainda assim você estiver com dificuldades e realmente necessita de uma grande quantidade de plugins no seu site, recomendo a utilização do plugin Asset Clean Up. Através dele é possível limitar o carregamento de scripts desnecessários em algumas páginas do site. Isso vai ajudar diretamente no ponto que vamos falar abaixo.

Reduza o uso de scripts

Os scripts são programas que executam tarefas específicas, como contagem de visitas ou exibir publicidade. Mas eles também podem afetar a velocidade de carregamento das páginas. Por isso, é importante reduzir o uso de scripts, escolhendo apenas os necessários.

Use um CDN

Uma CDN (Content Delivery Network) é uma rede de servidores espalhados pelo mundo, que distribui o conteúdo do seu site para os usuários de forma mais rápida. Por isso, é uma boa opção utilizar uma CDN para melhorar a velocidade de carregamento das páginas.

A mais utilizada atualmente é a Cloudflare. Apenas com os serviços gratuitos oferecidos pela empresa já é possível ter um ganho enorme na velocidade de carregamento do site, bem como na segurança do site, visto que ele protege contra ataques maliciosos como DDoS.

Escolha um provedor de hospedagem confiável

O provedor de hospedagem é a empresa responsável por fornecer espaço e banda para o seu site. Por isso, é importante escolher um provedor de hospedagem confiável, que ofereça serviços de qualidade.

Para os meus clientes eu costumo indicar três empresas brasileiras que têm um suporte fenomenal e entregam um servidor de qualidade, com a tecnologia LiteSpeed:

Mantenha seu site atualizado

A internet está sempre em evolução. Os algoritmos de busca do Google também. É importante manter o seu site atualizado, com os últimos plugins e scripts disponíveis. Isso vai garantir que seu site executará com velocidade e estabilidade, além de estar sempre adequado às métricas mais atuais de ranqueamento.

Se você precisa de ajuda para melhorar a performance do seu site WordPress, entre em contato e receba gratuitamente uma consultoria de performance. Nossos especialistas vão analisar o seu site e sugerir as medidas necessárias para melhorar a sua velocidade de carregamento.

Imagem de Capa por Rodolfo Barreto

Fellipe Soares

Graduado em Análise e Desenvolvimentos de Sistemas, ajuda empresas e profissionais liberais na criação de soluções com WordPress desde 2011.

Facebook | Instagram | LinkedIn | Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.